Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
Diferentes indústrias pedem diferentes tipos de estanterias. Entenda como escolher o modelo ideal para o seu armazém logístico com as dicas da Bertolini.
As estantes estão presentes em quase todos os armazéns logísticos, pois trazem uma série de vantagens para o espaço. Esse sistema permite uma excelente utilização de área e agilidade nos processos. A dúvida surge na hora de escolher entre os tipos de estanterias: qual é o mais indicado para o seu negócio?
Tipos de estanterias
O mercado conta com diversos modelos de estantes, todos muito benéficos para o armazém. Os mais comuns são:
Estantes convencionais
Dentre os tipos de estanterias, esse é o mais encontrado. Essa "preferência" se dá por ser uma forma simples de acessar a mercadoria, permitindo um controle de estoque menos complexo. As estantes são muito versáteis e podem ser fabricadas em diferentes tamanhos, cores e modelos.
O custo-benefício do produto também costuma ser excelente, especialmente por se tratar de uma estrutura de longa vida útil, com baixas necessidades de manutenção.
Estanteria Leve
A Estanteria Leve desenvolvida pela Bertolini oferece aos processos logísticos a armazenagem de itens sobre uma superfície contínua. Não há a necessidade de acessórios utilitários, como caixas e paletes.
A principal vantagem deste tipo de armazenamento é a flexibilização na utilização para os processos de estocagem. Entre os tipos de estanteria, esse oferece escadas que se conectam a diferentes níveis — sempre seguindo as normas vigentes. Logo, consegue ampliar a capacidade de picking e reduzir o processamento dos pedidos.
Estantes flow-rack
O sistema flow rack é ideal para mercadorias e cargas de pequeno porte. Por exemplo, caixas de papelão e produtos que possuem alta rotatividade dentro do estoque. Suas principais vantagens são redução no tempo de picking e alta eficiência em linhas de produção.
Armazéns que operam dentro do princípio First In, First Out (FIFO) precisam escolher bem os tipos de estanterias a serem utilizados. A flow rack é a mais indicada, uma vez que possui corredores separados de abastecimento e retirada.
Além disso, esse sistema proporciona economia em tempo de deslocamento de até 70%, quando comparado com estantes convencionais. Ao mesmo tempo, promove reduções de até 30% no espaço ocupado.
Estante Drive-in
Por fim, temos o sistema drive-in. Ele é excelente para quem busca redução do espaço utilizado e ganhos de profundidade na estrutura. Costuma ser mais recomendado para produtos de baixa e média rotatividade, pois não existem paletes empilhados e a pressão é zero. Assim, conseguem manter os itens estocados por mais tempo sem que sofram danos.
Este sistema foi desenvolvido pensado na utilização dos usuários, resultando em praticidade e favorecendo o processo de operação. A estrutura Drive In Bertolini contém a base de apoio do palete em aço estrutural galvanizado de alto desempenho, proporcionando maior resistência ao atrito e ao desgaste com a movimentação diária de paletes.
Entender as necessidades da sua empresa é o primeiro passo para escolher entre os tipos de estanterias disponíveis. Se você tiver dúvida sobre qual modelo é o mais indicado para o seu armazém logístico, entre em contato com a Bertolini.
BAIXE O NOSSO E-BOOK: Conheça os 5 principais produtos de intralogística para o seu armazém
Você também pode gostar de:
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.