Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
A sinalização de segurança no armazém é fundamental. Saiba quais normas implementar e como fazer isso de maneira eficiente!
Você sabia que o Brasil é o quarto colocado no ranking mundial de registros de acidentes de trabalho? Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) nos colocam apenas atrás da China, Índia e Indonésia. Por isso, é tão importante focar na sinalização de segurança no armazém.
Sinalização de segurança: o que é?
A sinalização é necessária em todos os ambientes de trabalho. Elas indicam saídas de emergência e a localização de itens importantes, como extintor e mangueiras contra incêndio. No armazém, essa importância é ainda maior, pois a sinalização de segurança no armazém ajuda a prevenir acidentes.
Fazer a sinalização significa demarcar os locais de operação, zonas de segurança e onde vão ficar determinadas máquinas. No estacionamento, por exemplo, os motoristas precisam saber onde estacionar e onde é o espaço de recebimento de produtos.
Como implementar a sinalização de segurança no armazém?
Existem algumas regras para guiar os gestores na sinalização de segurança no armazém. As normas 15.524-2/2008 e 7195:2018 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) orientam sobre a sinalização do chão e o uso de diferentes cores tanto nos painéis quanto na marcação de linhas do solo. Cada cor tem o seu próprio significado:
Vermelho é um sinal de proibição, usado para sinalizar materiais e equipamentos de combate a incêndio. Também indica um comportamento perigoso, parada obrigatória e evacuação.
Amarelo é sinal de aviso/perigo ou atenção.
Azul sinaliza a obrigação de ações específicas, como o uso de equipamentos de proteção individual.
Verde indica salvamento ou socorro. Indicado para portas, saídas, passagens, equipamentos, kits de primeiros socorros, estações de resgate ou ajuda e instalações. Também é usado para situação de segurança, retorno à normalidade.
Empecilhos e lugares perigosos também precisam ser indicados, para que os colaboradores saibam quais áreas podem acontecer colisão com obstáculos, queda de objetos e pessoas. Para esta função, o mais comum é usar listras amarelas e pretas ou listras vermelhas e brancas.
Outro ponto de atenção está nas rotas de veículos. Essas devem ser claramente identificadas por faixas de cor visível, de preferência branca ou amarela, tendo em consideração a cor do terreno.
Garanta a segurança do trabalho no seu armazém
Como vimos no início do texto, a posição brasileira no ranking mundial aponta para a necessidade de melhorias dentro das empresas em prol do bem-estar dos colaboradores. Proteção e sinalização de segurança no armazém são investimentos e não gastos.
Melhorar a qualidade de vida dos colaboradores traz uma série de benefícios, como:
Redução dos custos de assistência médica, judiciais e encargos acessórios de gestão;
Minimização de perdas de produção, reposição e danos de equipamentos defeituosos;
Eliminação do tempo necessário à seleção e à capacitação de funcionários substitutos.
Por isso, é importante ter em mãos um checklist para garantir se a operação logística do seu armazém é segura. Os pontos devem ser verificados com frequência para garantir a segurança no local e o bem-estar dos seus funcionários.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.