Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
A integração entre lojas é a base do conceito ship from store. Descubra mais sobre essa estratégia que apoia a rede de distribuição omnichannel.
Você sabia que 60% dos brasileiros já consomem de forma híbrida? Os dados são da pesquisa “A opinião do consumidor sobre experiências omnichannel” e revela a necessidade das empresas se preparem para atender às novas demandas. Entre as estratégias mais utilizadas, está a Ship From Store (SFS).
Sua empresa está preparada para isso?
Afinal, o que é Ship From Store?
Nessa estratégia, as lojas físicas funcionam como pontos de estoque da distribuição omnichannel. Ou seja: o estoque das lojas físicas passa a abranger também os pedidos online, em vez desse papel ser do centro de distribuição.
O fortalecimento do e-commerce trouxe desafios para a operação logística, como o tempo de espera. Esse processo tem papel fundamental na decisão de um novo pedido: o tempo de entrega reduzido e a opção de retirada na loja física são os principais fatores que influenciam na experiência do cliente.
O modelo ship from Store vem para suprir essa demanda. Ele permite entregas no mesmo dia, também conhecidas como same day delivery, sem a necessidade de ter um centro próprio para este fim.
Vantagens do SFS
O ship from store é um sistema de gestão inteligente que gera benefícios para o varejo:
Rapidez na entrega
O frete é fator decisivo de escolha para o consumidor. Segundo a consultoria PwC, 40% dos consumidores estão dispostos a pagar um valor maior pelo frete, desde que o produto chegue com rapidez em sua residência. Por outro lado, apenas 46% dos consumidores em geral se sentem satisfeitos com o tempo das entregas das suas compras on-line.
Essa oportunidade de lucro, junto com maior satisfação do cliente, fez com que o ship from store fosse tão bem-visto no varejo. Esse método permite a entrega no mesmo dia ou que o cliente pegue o produto na própria loja.
Redução de perdas
Em 2019, o índice de perda no setor de varejo foi de 1,38% sobre o faturamento líquido das empresas. Os dados surpreendentes são da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE), e equivalem a aproximadamente R$ 21,46 bilhões.
Essas perdas acontecem por diversos motivos:
● Roubo de cargas ou furto nas lojas
● Extravio de mercadorias
● Atraso na entrega por parte dos fornecedores
● Fraudes de cheques ou cartões.
Com a adoção do Ship From Store, o estoque não fica em um só lugar. Logo, se um deles tiver problemas, outro pode suprir as demandas.
Aumento dos lucros com Ship From Store
Usar o estoque da loja física para as vendas online gera uma redução considerável dos custos logísticos. Consequentemente, as empresas têm demonstrado uma elevação dos lucros.
É importante destacar que o SFS precisa ser implementado com outras estratégias. O investimento no omnichannel permite melhorar toda a experiência do cliente, eliminar processos descartáveis e aumentar a integração entre lojas.
Você também pode gostar de:
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
Mais conteúdos
Conheça os tipos de negociação mais utilizados no mercado B2B
2021-02-17
B2B no e-commerce: por que este mercado tem crescido e se destacado?
2023-02-13
Niveladora de doca: por que ela é importante para o processo de carga e descarga?
2023-02-23
Como a adoção cada vez maior do comércio digital impacta o processo logístico
2021-03-16