Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
Os sistemas de armazenagem exercem um papel de extrema importância dentro das empresas.
Quando bem planejados e controlados, tais sistemas minimizam problemas operacionais, aumentam a eficiência dos processos e melhoram a distribuição dos produtos estocados.
Como consequência, a empresa ganha diferencial competitivo e vira referência dentro do mercado. Quando levamos em consideração a situação mercantil atual, entendemos que cada vez mais é preciso destacar a sua marca dos concorrentes, para manter a satisfação dos clientes e atrair novas oportunidades de negócio.
Neste cenário, entra o sistema dinâmico de armazenagem. Ele é a opção mais utilizada dentro das operações de alta rotatividade de cargas, pois sua principal característica é a rotação automática dos itens armazenados.
Por causa da sua grande importância dentro das fábricas, este artigo visa entender melhor como funciona o sistema dinâmico de armazenagem e como ele se relaciona com o sistema flow rack, além de nos aprofundarmos na filosofia First In, First Out (mais conhecida como FIFO).
Definição de sistema dinâmico de armazenagem
Antes é preciso dar um passo atrás e entender a diferença entre os sistemas estáticos e dinâmicos. Essa definição é baseada na movimentação interna dos materiais e divide os sistemas da seguinte forma:
- Sistema estático: em que o produto não sofre movimentações internas depois de ser colocado na estrutura de armazenagem;
- Sistema dinâmico: em que o produto passa por algum tipo de movimentação interna depois de ser colocado nas estruturas de armazenagem.
No sistema dinâmico de armazenagem, o palete é conduzido de uma área à outra do armazém através de uma pista de roletes com redutor de velocidade. São necessários apenas dois corredores nesse caso: um para abastecimento e outro para a retirada do palete. Uma das suas principais vantagens é que ele exige praticamente nenhuma interferência humana, pois a movimentação e o transporte acontecem por causa da gravidade.
É um sistema inteligente, que proporciona mais organização, facilidade de movimentação e melhoria da utilização do espaço físico. Ele permite uma alternativa mais fácil e eficaz de entrada e saída dos produtos nos locais indicados, priorizando pela agilidade e facilitando o trabalho dos colaboradores responsáveis pela carga e a descarga dos itens.
Sistema dinâmico de armazenagem, flow rack e FIFO
É impossível falar de sistema dinâmico de armazenagem sem mencionar o flow rack e a filosofia por trás dele, a FIFO. Ambos seguem os mesmos princípios básicos: atingir o ponto de equilíbrio entre atender a demanda e minimizar custo de manutenção de estoque. Esse meio termo é essencial para manter a saúde financeira da empresa.
O flow rack é um sistema de armazenagem que utiliza esteira ou roletes para transportar o material de um lado para o outro sem nenhum tipo de ação humana. Funciona da seguinte maneira: o material é alocado em um fluxo de esteiras, trilhos de rolagem ou uma superfície plana e angular que permite o movimento livre. Uma vez que o material é retirado, o insumo seguinte assume o seu lugar.
Além de ser automatizado, esse sistema economiza tempo e aumenta a eficiência da expedição dos pedidos. Outro ponto positivo é que o uso do flow rack dentro do sistema dinâmico de armazenagem garante a integridade física das mercadorias.
Essas vantagens ficam ainda mais evidentes quando pensamos no flow rack desenvolvido exclusivamente pela Bertolini Sistemas de Armazenagem. Ele proporciona uma economia de tempo de deslocamento até 70% superior às estantes convencionais. Também reduz em até 30% o espaço ocupado, sendo assim uma solução muito compacta e econômica na maioria dos ambientes de armazenamento.
Entre os benefícios de usar o flow rack no seu sistema dinâmico de armazenagem, podemos citar a perfeita integração ao sistema Picking By Light. Isso favorece a redução em tempo de picking e alta eficiência em linhas de produção. Além disso, desempenha alta produtividade e promove a redução em tempo de picking, com corredores e equipes separadas.
Porém, a maior utilidade do sistema dinâmico de armazenagem dentro das fábricas é que o mesmo permite a adoção da filosofia FIFO. Do inglês First In, First Out, indica que o primeiro [produto] a entrar deve ser o primeiro a sair.
Esse modo de pensar serve para todos os modelos de negócio, mas é especialmente recomendado para empresas em que o prazo de validade do produto armazenado é fator fundamental — alimentos perecíveis e congelados, por exemplo. Logo, fica fácil entender como esse tipo de sistema se encaixa com o FIFO: uma vez que as filas se movem de acordo com a retirada dos produtos, os primeiros a chegar são os primeiros a sair.
Ao integrar o sistema dinâmico de armazenagem com a metodologia FIFO, o gestor garante a definição clara dos espaços, promove a ergonomia dentro do ambiente de trabalho e garante a integridade física das mercadorias. Esse último fator exerce grande impacto no setor financeiro, pois a empresa precisa arcar com a perda ou avaria dos produtos.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
Mais conteúdos
Etapas do processo de armazenagem: conferência do produto
2023-02-09
Por que você deve realizar serviços de inspeções nos sistemas de armazenagem da sua empresa?
2022-08-30
Giro de estoque: o que é, como calcular e qual a importância
2023-02-09
Tudo o que você precisa saber sobre o Sistema Push Back
2020-01-20