Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
A intralogística é um conceito bastante amplo dentro da logística de cada empresa.
- Desta forma, optar por ferramentas de trabalho que sejam de excelente qualidade, faz toda a diferença para a realização das atividades dentro de um armazém. Com estes equipamentos, é possível manusear com eficiência. Sabendo que as ferramentas de trabalho são cruciais para o sucesso das atividades, é necessário conhecê-las e manuseá-las com eficiência.
Para que os processos dentro da sua empresa fluam de forma eficiente, é fundamental investir em equipamentos de movimentação de cargas a fim de que se possa aproveitar melhor o espaço físico dos almoxarifados, ter mais segurança em suas operações e agilizar o transporte e o armazenamento de produtos.
Os equipamentos de movimentação de carga são equipamentos e máquinas, manuais ou automatizados, utilizados para mover cargas intermitentes em diversos percursos com a distância variada e superfícies e espaços apropriados, em que a principal função é transportar e/ou manejar.
A escolha do tipo de equipamento a ser utilizado para a movimentação de carga deve ser baseada no tipo de mercadoria a ser trabalhada e a área disponível para a alocação ideal do maquinário.
Conheça abaixo os 4 principais produtos que vão otimizar o seu armazém:
Transelevador
O sistema Transelevador é uma estrutura que realiza a movimentação e armazenagem automática de mercadorias paletizadas (Unit Load) ou em caixas (Miniloads), integrado ao software WMS (Warehouse Management System).
A sua operação é realizada através de técnicas logísticas que proporcionam o melhor aproveitamento de espaço disponível em armazéns, redução de empilhadeiras e na diminuição dos erros em armazenamento. Aliado a movimentação automática, agrega positivamente no quesito custo benefício das empresas.
Suas funções permitem que as operações de entrada e saída do armazém sejam realizadas através de uma programação otimizada de software dedicado, denominado WCS, o que resulta na redução do tempo operacional, aumento de produtividade e assertividade dentro do armazém, bem como o posicionamento econômico.
Carro Satélite
O sistema Carro Satélite é uma ferramenta de logística que opera no armazenamento automatizado de paletes para múltiplas profundidades através de inteligentes procedimentos.
Por se tratar de uma solução totalmente automatizada, este sistema alimenta e/ou retira mercadorias por meio de um processo chamado de AS/RS – Automated Sotorage / Retrieval System.
Onde o carro automático movimenta os paletes na estrutura, colocando ou retirando estes conforme informações que recebe do operador de empilhadeira ou do WMS, visto que possibilita a integração com este tipo de sistema. Sendo uma excelente alternativa de inserção aos sistemas convencionais de armazenagens como: Drive-In, Dinâmico e Push Back.
Esteiras
As esteiras transportadoras são equipamentos importantes e que sempre estão presentes em uma solução de Intralogística de um centro de distribuição, ou nos simples deslocamentos ou na separação de pedidos de caixa fracionadas e fechada.
Podem ser usadas em multiníveis onde combinem elementos de mezaninos, plataformas e Flow rack’s.
Esses equipamentos podem otimizar processos, levando em conta os seguintes fatores:
- Minimizar os deslocamentos,
- Separação agrupada: múltiplos pedidos podem ser separados como um pedido único, reduzindo o tempo de deslocamento e sendo separados (sorted) posteriormente com agilidade no processo,
- Aumento de produtividade,
- Alta precisão (Acuracidade),
- Aumento da competividade (redução de custos de coleta, maior giro de estoque e redução de desperdícios),
- Pedidos são separados de forma independente ou em paralelo em diferentes áreas e/ou equipamentos de armazenagem/manuseio, precisando ser agrupados posteriormente para a embalagem,
- Os produtos podem ser movimentados entre diferentes áreas, níveis e prédio,
- Pedidos completos precisam ser sequenciados antes do carregamento, por exemplo, ordenados por transportadora, peso ou sequência de entrega,
- Operação por cross docking, como na indústria varejista, por exemplo.
Pick by light
É um sistema intuitivo através da utilização de indicadores visuais e coloridos, de rápido aprendizado, onde as mãos do operador são mantidas livres e não necessitam manusear nenhum aparelho. Com esta tecnologia os erros de picking podem ser praticamente eliminados, possibilitando um ganho operacional.
Existem duas possibilidades de uso desta tecnologia, usando o conceito “Person-to-goood” e “Good-to-person”.
- Estação Person-to-Goods, onde o operador se desloca até o objeto,
- Estação Goods-to-Person, onde o objeto se desloca até o operador.
O que difere os conceitos são os níveis de rendimento homem/hora na operação de separação, onde um operador poderá atingir 300 e 800 linhas por homem/hora.
Agora que você já sabe quais são os equipamentos ideias para você otimizar o seu armazém. Entre em contato com a Bertolini para solicitar o seu orçamento e adquirir produtos de qualidade.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
Mais conteúdos
Paletização: como fazer esse processo de maneira correta?
2023-01-10
Bertolini Sistemas de Armazenagem estrutura com seus produtos a Friato Alimentos, de Goiás
2020-02-06
Por que você deve realizar serviços de inspeções nos sistemas de armazenagem da sua empresa?
2022-08-30
Etapas do processo de armazenagem: embalagem
2021-12-07