Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
CPIM, Anvisa, CIRM… Se você não sabe o que essas siglas significam, cuidado: são certificados essenciais para empresas de logísticas.
Na hora de procurar um fornecedor, os clientes fazem uma série de análises antes de tomar a decisão final. Eles procuram desde cases de sucesso até processos judiciais, incluindo formas de averiguar suas capacidades. Logo, certificações como o Certified in Production and Inventory Management (CPIM) podem fazer a diferença na hroa de fechar contratos.
Mais do que um documento
Engana-se quem pensa que o CPIM é só um documento para colocar na parede. Assim como outras certificações logísticas, esse reconhecimento agrega valor ao negócio. É uma forma de dizer aos clientes e prospects que sua empresa se preocupa com padrões normativos de qualidade, meio ambiente, saúde ocupacional e segurança.
Ou seja, se atentar para essas certificações é mostrar que o empreendimento está em busca de constantes melhorias. Em um mercado tão competitivo como o atual, é necessário se destacar como uma empresa que se mobiliza em torno de um objetivo comum e busca reduzir desperdícios.
CPIM e outras certificações logísticas que você deveria conhecer
A melhor forma de fazer isso é se adequando aos padrões necessários para conquistas certificados como o CPIM e outros. A seguir, confira alguns dos principais reconhecimentos dentro do mercado de logística.
CPIM
Sem dúvidas, essa é a principal certificação logística atual e é reconhecida em todas as atividades de produção, consultoria de sistemas, processos e serviços.
Dentro da Associação Brasileira para Excelência Operacional (ABAI), essa capacitação é dividida em dois módulos. No total, o profissional precisa de 64 horas de treinamento para sair com o CPIM. Esse investimento é recomendado para quem trabalha com:
Gestão das operações das empresas
Gestão da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management).
Gestão de demanda, produção, distribuição/logística e suprimentos, planejamento, manufatura, compras, distribuição, comércio internacional, transporte aéreo, vendas e consultoria de suporte à implantação de sistemas e processos nas áreas citadas.
ISO 9001
Esse é sistema internacional criado pela International Organization for Standardization (ISO) para garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil.
O certificado ISO 9001 atesta a gestão da empresa e aumenta a satisfação dos clientes. Para obtê-lo, é preciso passar por uma auditoria com órgãos reconhecidos pelo International Accreditation Forum (IAF). No Brasil, o representante do IAF é o Inmetro.
A Bertolini tem esse certificado e tem projetos implementados com esse reconhecimento internacional. É o caso da unidade fabril da Vasconcelos, localizada em Araguari (MG). Este é um dos mais modernos parques industriais do segmento, totalmente robotizado e com certificação internacional de gestão de qualidade ISO 9001.
CSPC
Empresas e profissionais que já possuem o CPIM podem avançar rumo ao CSPC. O Certified Supply Chain Professional, ou Certificado Profissional da Cadeia de Suprimentos, é um reconhecimento para aqueles que já possuem experiência na área e querem aprofundar seus conhecimentos.
Em todo o mundo, apenas 13 mil pessoas possuem esse certificado. Ele pode ser emitido pela ASCM e fornece conhecimento de ponta a ponta sobre a cadeia de suprimentos para ajudar as empresas a se manterem competitivas.
Com uma certificação CSCP, o profissional ganha experiência valiosa para gerenciar com eficácia os esforços da cadeia de suprimentos global e implementar conceitos e estratégias essenciais para melhorar as operações do dia a dia.
Essas são algumas das certificações logísticas que todo profissional deveria conhecer. Do CPIM ao CSCP, ter esses reconhecimentos ajuda a te colocar a frente no mercado e se destacar perante a concorrência.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
Mais conteúdos
O que é sistema de armazenagem?
2023-01-10
Logística inbound e outbound: como isso impacta na administração dos processos?
2022-05-05
5S na logística: saiba a importância e como aplicar
2023-02-09
5 grandes benefícios da automatização na logística aplicada ao Setor Farmacêutico
2023-01-11