Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
Descubra o que uma boa auditoria logística pode fazer pela sua empresa!
Todos os processos de trabalho, independentemente das atividades exercidas e do porte do setor, devem ser acompanhados de perto. Assim, é possível diagnosticar e consertar pontos de dores. Isso traz benefícios tanto para a operação quanto para os clientes — e tal prática deve ser aplicada na logística.
Para que um setor de logística exerça suas atividades com qualidade, é necessário aplicar uma série de medidas que garantam o armazenamento, a movimentação e a entrega de produtos de maneira eficiente e segura, por exemplo. No centro deste propósito, está a auditoria logística.
Neste artigo, você vai descobrir o que é, como fazer e quais são os benefícios da auditoria logística. Siga a leitura!
O que é auditoria logística
A auditoria logística é uma avaliação de todos os procedimentos ligados ao setor de logística de uma empresa. Entre os quesitos avaliados estão os processos relacionados ao armazenamento, transporte e entrega de produtos.
O trabalho também pode identificar o nível de satisfação dos clientes. Nesse sentido, mais do que meramente auditados, os processos devem ser cuidadosamente analisados e mensurados. O objetivo é aplicar as melhorias e corrigir os problemas identificados.
Uma boa auditoria logística é fundamental para guiar os gestores na tomada de decisões estratégicas!
Como fazer auditoria logística
A auditoria logística pode ser realizada tanto por uma equipe terceirizada quanto pelos funcionários da empresa. Nesse último caso, os trabalhadores devem receber cursos de qualificação e não podem verificar a eficiência dos processos do setor em que atuam,por questões éticas.
Pontos como esses são fundamentais para garantir a excelência da auditoria logística:
- Análise das práticas logísticas adotadas atualmente;
- Análise de todos os dados do setor, sem qualquer exceção;
- Avaliação do desempenho dos funcionários da logística;
- Definição das preferências dos clientes;
- Determinação da eficácia dos objetivos propostos;
- Priorização dos projetos;
- Implementação dos pontos de melhoria identificados na auditoria logística.
4 benefícios da auditoria logística
Agora que você já sabe o que é e como fazer a auditoria logística, conheça quatro dos principais benefícios do método:
1. Melhora a gestão da frota: com os dados levantados pela auditoria logística, é possível melhorar a gestão da frota de veículos da empresa, benefício que pode trazer muitas outras vantagens, como a adoção de rotas estrategicamente elaboradas e a redução de custos com combustível;
2. Promove o bem-estar da equipe: a auditoria das atividades é capaz de melhorar a ergonomia e promover o bem-estar dos trabalhadores. Isso acontece a partir da melhor distribuição de atividades, por exemplo;
3. Otimização de entregas: a correção de gargalos, identificados na auditoria logística, promove a otimização das entregas dos produtos aos clientes, o que impacta diretamente no nível de satisfação dos consumidores.
4. Reduz custos: como um todo, uma boa auditoria logística é capaz de reduzir uma série de custos às empresas. Assim, os recursos podem ser melhor explorados dentro da operação e outros aperfeiçoamentos são colocados em prática.
Logística, armazenagem, inovação, dicas e muito mais: o blog da Bertolini reúne tudo o que você precisa para ficar bem informado. Clique aqui e leia todos os nossos conteúdos agora mesmo!
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.