Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Indicado para empresas que procuram por alta performance em suas operações logísticas, essa é uma solução perfeita, pois tem como objetivo armazenar mercadorias e produtos da forma ágil e organizada.


O Sistema Dinâmico é uma ferramenta para processos logísticos, instalados dentro de um armazém. O objetivo é armazenar mercadorias e produtos da forma mais ágil e organizada, especialmente os itens perecíveis.


Além disso, opera a partir do princípio First In, First Out (FIFOprincípio First In, First Out (FIFO), que oferece maior versatilidade a empresas que operam com este sistema. Um dos principais benefícios é o alto giro de mercadorias e redução de desperdícios. 


Onde aplicar o sistema dinâmico?

Ele pode ser usado em áreas de expedição que exigem mais agilidade, mas sua principal indicação é para cargas perecíveis. Podem ser alimentos congelados ou remédios com datas de validade próximas.

Inserido desde o início de uma produção até o momento em que a mercadoria será destinada a um estoque, é bastante indicado para quem opera com produtos que sofram grande fluxo de saída.


Operação baseada no princípio FIFO

Do inglês First in, First out, a tradução é “Primeiro que entra, primeiro que sai” — o que já indica como esse conceito funciona. Basicamente a empresa deve trabalhar com filas de espera: à medida que os produtos novos são colocados na fila, os antigos são retirados. 

Este método é utilizado geralmente em estoques de giro mediano, em especial nos produtos em que o prazo de validade é crucial. Desta forma, agrega valor ao estoque no qual estiver inserido e garante aumento de produtividade e alto giro de mercadorias. 


Entenda o funcionamento deste sistema

Sua estrutura é formada por estantes de armazenamento com planos inclinados e pistas de roletes que movimentam a carga por ação da gravidade e fluxo automático. Mantém velocidade constante, pois são usados em toda extensão das pistas reguladores de velocidade e separadores.

Como vimos anteriormente, as operações são guiadas pelo princípio FIFO. Seu funcionamento ocorre a partir da entrada de mercadorias no armazém: a entrada acontece através das empilhadeiras com os paletes e deslizam de forma independente graças a inclinação das esteiras.

Portanto, a estrutura dinâmica é a mais indicada para a armazenagem de qualquer quantidade de um mesmo item, garantindo que as mercadorias mais antigas sejam as primeiras a serem utilizadas.


Vantagens do Sistema Dinâmico 

O Sistema Dinâmico oferece benefícios para a empresa, pois é uma excelente ferramenta para organização e ajuda na otimização do estoque. O uso do FIFO faz com que as esteiras rolantes dê movimento de forma independente às mercadorias — assim, gera caminhos mais curtos no picking e o controle para qualquer tipo de falha no processo. Dessa forma, é possível operar com todas as mercadorias sem que seja perdida a validade.


Descubra o que é o voice picking, uma tecnologia que usa comandos de voz em prol da produtividade no armazém


Pode-se concluir que o sistema dinâmico opera com o melhor aproveitamento de espaço,  otimiza o monitoramento de lotes e séries de produtos por datas de validade. Ao mesmo tempo, reduz o caminho de transporte interno das mercadorias e gera menor tempo de separação da carga e descarga.


Sistema Dinâmico Bertolini

O Sistema Dinâmico desenvolvido pela Bertolini Sistemas de Armazenagem garante diversos benefícios ao estoque que será inserido. Ele se adequa a diversos tipos de operações, desde o início da produção até o estoque dos produtos de alto giro. 

Em relação a metodologia aplicada, o Sistema Dinâmico conta com pistas inclinadas, em que o palete desliza sobre roletes por ação da gravidade até onde ficará por determinado tempo.

Este é um sistema que permite serem aplicadas instalações compactas para espaços pequenos. No entanto, os corredores de abastecimento e retirada são separados, o que aumenta a performance da operação e economia de tempo.


Componentes do Dinâmico Bertolini

Os componentes do Dinâmico Bertolini são desenvolvidos internamente no Laboratório de Testes Bertolini. Os profissionais responsáveis utilizam as últimas tecnologias disponíveis com foco nas necessidades dos clientes e a fabricação própria permite amplo controle de qualidade e agilidade no atendimento às necessidades do mercado. 

Algumas características específicas do Dinâmico Bertolini merecem destaque por suas funcionalidades, qualidade e segurança que oferecem:


Roletes: Alta resistência com ponteiras injetadas em plástico de engenharia com rolamentos blindados para o anticongelamento.


Controladores de Velocidade: Mecanismos de frenagem por força centrífuga auto reguláveis para paletes de 100 kg a 1300 kg, blindado e lubrificado com graxa anticongelamento.


Separador de Palete: Permite a retirada de paletes sem danos à carga e é projetado para resistir a altas cargas e inúmeros ciclos de operação, favorecendo a logística de mercadorias.


Vigas de entrada e saída: Perfis reforçados e projetados de forma a proteger os roletes dos choques que podem ocorrer durante as operações de carga e/ou descarga da estrutura. São indicados para empresas em busca de alta performance, pois agrega valor ao estoque e garante o aumento de produtividade e alto giro de mercadorias.


Lembra quando falamos, lá no início do texto, que o sistema dinâmico de armazenagem opera a partir dos princípios FIFO e LIFO?


Clique aqui e conheça mais sobre essas metodologias de organização, que fazem uma grande diferença na sua vida.


Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
voltar