Blog

Por que você deve realizar serviços de inspeções nos sistemas de armazenagem da sua empresa?

13 de fevereiro de 2020
Armazéns que possuem operações baseadas em processos logísticos, necessitam de segurança diariamente a fim de garantir eficiência e qualidade de vida aos seus operadores.
Qual a importância em realizar serviços de inspeções?
O ato de realizar serviços de inspeções pode, inclusive, salvar vidas. Afinal, os acidentes no local de trabalho e, principalmente, dentro de armazéns, onde são realizadas operações logísticas com empilhadeiras e existem grandes estruturas, acontecem com grande frequência, mais do que possamos imaginar.
 
Embora nem todos os acidentes resultem em perdas, é um dos cenários mais catastróficos que podem acontecer dentro da empresa, e provavelmente, o pior pesadelo de qualquer operador, caso haja um colapso no sistema de armazenagem.
 
Por isso, a importância em realizar Serviços de Inspeções, valorizando assim, tanto a visão da empresa diante de um mercado competitivo, como promove bem-estar aos funcionários que ali trabalham, afinal, o resultado desta operação beneficia a todo o grupo e promove uma postura positiva para o ramo de armazenamento.
 
Quais os benefícios que essa atitude promove?
Além de agregar no quesito segurança para toda a equipe, bem como o conjunto em si do armazém, acrescenta valor à vida dos funcionários e promove confiança na realização das operações.
 
Vale ressaltar que as inspeções quando realizadas frequentemente, diminuem os gastos com a substituição de peças e/ou manutenções. Visto que se estas forem feitas de forma gradativa e constante, evitam o desgaste de peças que acabam sendo prejudicadas pela falta do cuidado com todo o armazém.
 
Reconhecer essa necessidade e entender que a construção de um processo logístico necessita, além de sistemas modernos e produtos com qualidade, de Serviços de Inspeções para garantir o sucesso de todas as operações, é essencial.
 
Conheça as normas técnicas aplicáveis
Para a realização de projetos com estruturas de aço, destinadas a armazéns cuja rotina diária se dispõe ao trabalho logístico, isto é, armazenamento de produtos, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) dispõe de duas normas importantíssimas. São elas:
 
- NBR 15524-1: Sistemas de armazenagem. Parte 1: Terminologia.
- NBR 15524-2: Sistemas de armazenagem. Parte 2: Diretrizes para uso de estruturas tipo porta-paletes seletivo.
 
Essas normas da ABNT, estabelecem parâmetros e servem como guias para que cada projeto seja realizado da melhor forma, primando pela qualidade em estruturas, a melhor acessibilidade, bem como alta segurança para todos os envolvidos na montagem dessas estruturas.
 
Diante deste contexto, oferecer ao mercado Serviços de Inspeções é, também, promover a segurança e qualidade necessária à essas operações e atividades realizadas dentro do armazém.
 
Assim, o resultado para garantir segurança e confiança nas operações, é alcançado.
 
Quais são as etapas dentro deste procedimento?
O Serviço de Inspeções em estruturas de armazenagem é realizado seguindo algumas etapas fundamentais, o que garante o melhor desempenho após tudo finalizado.
 
Conheça essas etapas, descritas abaixo:
Avaliação visual e física das estruturas com a utilização de equipamentos específicos para este tipo de análise, identificando as medidas e a real situação das estruturas;
Marcação física dos elementos apontando os componentes defeituosos para substituição e classificação de risco das unidades de armazenamento de paletes e acessórios;
Levantamento das possíveis causas dos danos nas estruturas;
Avaliação visual das condições do piso onde as estruturas estão instaladas;
Emissão do Laudo Técnico contendo informações das condições da estrutura;
Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) referente ao laudo emitido;
Informação dos métodos corretivos nos níveis de segurança de acordo com a norma técnica ABNT NBR 15524-2:2007;
Elaboração do mapa de risco.
 
Serviços de inspeções da Bertolini
A Bertolini Sistemas de Armazenagem oferece ao mercado inspeções técnicas de segurança para armazéns. Dotados de conhecimento avançado, os técnicos direcionam-se até a empresa e operam na verificação da segurança do sistema de armazenagem paletizada de acordo com as normas vigentes.
 
Para isso, existem as opções de inspeções trimestral, semestral ou anual, além de inspeções Extraordinárias ou Unitárias.
 
Estes serviços oferecem uma avaliação técnica geral das estruturas de armazenamento, sinalização dos pontos de atenção, levantamento das necessidades de componentes estruturais para substituição com opção de fornecimento pela Bertolini, além do fornecimento de laudo técnico das inspeções e ART's dos laudos.
 
Garanta serviços de qualidade para o seu armazém, alie-se à Bertolini e tenha mais segurança e eficiência em todos os processos realizados.
Voltar