Blog

O que são Sistemas de Bases Móveis e como utilizar em um armazém

12 de dezembro de 2019
Sistema que favorece os processos logísticos dentro de uma empresa, otimiza e reduz o custo para o armazenamento de mercadorias.

O que são as Bases Móveis?

As Bases Móveis são uma forma de estocagem prática e segura para operações logísticas que envolvem o armazenamento de mercadorias.

É um sistema que dispõe de estruturas flexíveis, isto é, deslocam-se de forma automática, sendo controladas direto da empilhadeira ou de forma integrada a Warehouse Management System (WMS), Sistema de Gerenciamento de Armazém.

Instalado em uma base automatizada, se desloca horizontalmente sobre trilhos reforçados, permitindo que toda a estrutura se mova e apenas um corredor fique disponível para o operador de empilhadeira entrar e efetuar as operações de movimentação.

Sendo assim, configura-se como um sistema de armazenagem bastante efetivo no que tange o aproveitamento de espaço do armazém.

Onde o Sistema Bases Móveis tem sua aplicação?

O Sistema de Bases Móveis tem aplicação em diversos setores de uma empresa que tem suas operações baseadas em armazenamento de itens, isto é, destina-se a áreas de separação de pedidos, pulmão de produção, áreas de armazenamento de longo prazo e câmaras frias.

Além disso, este é um sistema que vem sendo utilizado cada vez mais por organizações, pelo fato de oferecer melhorias e otimização na área de armazenagem, pois as Bases Móveis têm como características reduzir significativamente o metro quadrado construído e aumentar a densidade de armazenagem, além de promover o acesso de forma mais rápida e efetiva aos funcionários que ali operam.

Este é um sistema que dispõe de tecnologia e fácil manuseio, visando sempre soluções práticas no quesito armazenagem que ocorrem a partir de um sistema formado por trilhos, bases e estruturas de racking.

Qual a forma de atuação deste sistema?

Em relação a forma de atuação do sistema de bases móveis, abrange a possibilidade de picking manual ao nível do solo, operando através de empilhadeiras elétricas do tipo retrátil e sistemas automatizados.

Sobre o procedimento de cargas armazenadas, a frequência de giro deste estoque varia de média para alta rotatividade de produtos, com grande número de SKUs. Além disso, as características sobre os tipos de cargas, refere-se a mercadorias de grande peso e produtos volumosos.

Durante todo o processo logístico, efetuado dentro do armazém, seja no armazenamento ou retirada de mercadorias, barreiras de luz – dentro da norma NR 12 –, garantem a segurança dos operadores e dos equipamentos de movimentação.

A NR 12 (Norma Reguladora de Segurança de Máquinas e Equipamentos), é uma norma brasileira criada para garantir que essas operações ocorram de forma segura e eficaz dentro do armazém.

O objetivo da norma é proteger todos os funcionários, desta forma, os equipamentos utilizados durante os processos logísticos são equipados com botões de parada de emergência, barreiras luminosas de acesso, sistemas de liberação manual, sensores de distância e completo sistema de segurança devidamente demarcados por uma cor específica para alertar o operador. Garantindo um trabalho perfeito e sem acidentes.

Além disso, as áreas de circulação e armazenamento de materiais, bem como os espaços em torno de máquinas devem ser projetados, dimensionados e mantidos de forma que os trabalhadores e os transportadores de materiais mecanizados e manuais se movam com segurança.

Quais as vantagens que o Sistema Bases Móveis oferece?

O sistema de bases móveis quando inserido em um armazém, proporciona excelente aproveitamento da área de armazenagem, pois a sua funcionalidade está baseada em uma estrutura de grande altura, largura e profundidade com corredores móveis, possibilitando o melhor aproveitamento de todo o espaço, bem como otimizando a organização da companhia.

Quando o objetivo for aumentar a utilização do espaço existente, ou reduzir o espaço ocupado pela armazenagem de mercadorias, o sistema de bases móveis é a solução ideal, pelo fato de integrar-se aos sistemas de Porta Palete, Cantilever e outras opções especiais de armazenagem.

As bases móveis quando comparadas a outras soluções com operação por empilhadeiras, por exemplo, ganham destaque, pois além de duplicar a capacidade de armazenagem de um mesmo espaço, reduzem os investimentos que seriam necessários para um novo armazém.

Esta redução é ainda mais importante quando considerado os custos de resfriamento ou congelamento em câmaras frias, onde o objetivo é maximizar a eficiência deste sistema e diminuir os espaços vazios da câmara fria.

Portanto, este é um sistema moderno de gestão, que garante fluxo eficiente de produtos através de um conceito inteligente e de planejamento otimizado nas operações.

Conheça as Bases Móveis Bertolini

As Bases Móveis Bertolini contam com tecnologia de ponta e segurança que respeita a norma brasileira NR 12, garantindo o máximo em praticidade, confiabilidade e segurança.

A partir disso, é um sistema que se classifica por apresentar determinadas vantagens às empresas que optam por inserir em seu armazém, como ótima utilização do espaço disponível, alta capacidade de armazenagem, redução dos custos de construção e aumento de capacidade de armazenagem em até 100% comparado ao tradicional porta paletes.

Desta forma, garante o maior fluxo de produtos, favorecendo os processos logísticos através de uma estrutura tecnológica e inovadora para o armazenamento de mercadorias.

Proporciona vantagens de custo benefício através da maior quantidade de paletes armazenados, pois se comparado à 3 modelos de porta paletes, o sistema de bases móveis ganha destaque. Confira:

Porta Palete Convencional

Com corredor operacional de 3,2 metros e 6 níveis de paletes, por exemplo, opera com capacidade de armazenagem em 1008. Utilizando apenas 40% do espaço.

Porta Palete Corredor Estreito

Aliado a estruturas de corredor operacional em 1,8 metros e 6 níveis de paletes, por exemplo, tem capacidade de armazenagem para 1680. Assim, proporciona a empresa 51% de utilização do espaço e aumento de capacidade em 67%.

Porta Palete com Bases Móveis

Em operações onde tem corredor operacional de 3,2 metros, 6 níveis de paletes, por exemplo, atinge 2016 em capacidade de armazenagem. Além disso, oferece a empresa 75% da utilização do espaço e 100% do aumento da capacidade.

Soluções como esta, desenvolvida a partir de conhecimento técnico da equipe Bertolini, é indicada para empresas que procuram por alta performance em suas operações logísticas.

Voltar