Sucesso!

Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.  

Erro

Preencha o formulário corretamente!
Um sistema indicado para empresas que procuram reduzir os desperdícios de movimentação dos funcionários e de avaria, conheça o Flow Rack.
A gestão de estoque tem grande importância na tomada de decisão dos sistemas logísticos. Afinal, o objetivo é atingir o ponto de equilíbrio entre atender a demanda e minimizar custo de manutenção de estoque, com a intenção de atingir o máximo retorno sobre o capital investido.
 
Diante disto, buscou-se desenvolver um novo método de armazenagem que visa pôr em prática a filosofia FIFO (first in, first out). É o Flow Rack, criado para aproveitar o espaço disponível em sua total disposição e reduzir os desperdícios de movimentação dos funcionários e de avaria.
 
O que é Flow Rack?
Existem três principais grupos de equipamentos físicos que suportam o fluxo de material: estações de trabalho, embalagens e Flow Rack. Dentre eles, o Flow Rack costuma ser deixado de lado, mas isso não significa que seja de menor importância. 
 
Pelo contrário: quando o sistema Flow Rack é bem processado dentro de uma empresa, ele só traz vantagens para o fluxo de mercadorias.
 
Graças a uma esteira ou roletes, o material entra de um lado e sai do outro sem qualquer tipo de ação humana. A estrutura de armazenagem Flow Rack permite uma movimentação dinâmica dentro dos Centros de Distribuição (CDs), unindo duas importantes etapas do processo: estocagem e a expedição de pedidos.
 
Como o Flow Rack funciona?
 
O fluxo do Flow Rack costuma acontecer graças a gravidade e por isso ele é tão usado dentro das empresas. Essa automatização economiza tempo e aumenta a eficiência da expedição dos pedidos, além de garantir a integridade física das mercadorias.
 
Quando o material entra no depósito, ele vai para um fluxo de esteiras, trilhos com rodas ou uma superfície plana e angular que permite o movimento livre. Assim, ele é deslocado até uma prateleira específica. 
Uma vez que o material é retirado, o insumo seguinte assume o seu lugar. Assim, a ordem se mantém que o primeiro a dar entrada é o primeiro a sair, segundo a filosofia FIFO.  
 
O que é a filosofia FIFO?
 
É importante dar uma pausa para entender o que quer dizer FIFO. É a sigla em inglês para First In, First Out -- ou seja, o primeiro [produto] a entrar deve ser o primeiro a sair.
 
O objetivo é bem simples: evitar a perda por vencimento da mercadoria. Por isso, esse método é bastante utilizado em estoques de giro mediano, em especial em empresas em que o prazo de validade do produto armazenado é fator fundamental. É o caso, por exemplo, de produtos congelados e perecíveis.
 
Quando pensamos nesta filosofia, é fácil entender porque o Flow Rack é tão benéfico. As "filas de espera" se movem à medida que os produtos novos são colocados na fila. Assim, os primeiros a chegar são obrigatoriamente os primeiros a sair, melhorando o fluxo de controle. 
 
Quais são as vantagens desse método de armazenamento?
 
O sistema Flow Rack pode aprimorar a operação do armazém. Confira a seguir alguns dos principais benefícios:
 
Definição clara dos espaços
 
Os Flow Racks separam a área de entrega da zona de trabalho do operador. Essa separação impacta no desempenho, que ganha alta produtividade ao oferecer a otimização do espaço disponível.
 
Além disso, promove a redução em tempo de picking, com corredores e equipes separadas. Assim, melhora a produtividade dos funcionários nos processos logísticos.
 
Melhoria da ergonomia
 
A ergonomia é a ciência que estuda a relação entre o homem e o trabalho que executa, procurando desenvolver uma integração entre as condições de trabalho, as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador e a eficiência do sistema produtivo.
 
É neste cenário que entra a estrutura de armazenagem Flow Rack. Ela é projetada para otimizar a ergonomia do operador, reduzindo o desperdício de movimento e flexões excessivas. 
 
O Flow Rack também mantém todos os materiais em pequenas sacolas manuais que podem ser movidas facilmente.
 
Garante a integridade física das mercadorias
 
A maioria das avarias dos produtos é causada pela movimentação interna, tanto por meio de máquinas quanto pelo manuseio da equipe. Seja como for, são grandes as chances de danos irreversíveis que geram gastos desnecessários. 
 
Com esse novo método de armazém, a incidência de colisões e quedas são reduzidas, o que previne prejuízos.
 
O Flow Rack é indicado para empresas que procuram reduzir os desperdícios de movimentação dos funcionários e de avaria. Desenvolvido através do conhecimento técnico da Bertolini Sistemas de Armazenagem, ela possui perfeita integração ao sistema Pickby-light, de acordo com a necessidade da sua empresa.
 
 
Leia também:
 

 

Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
Voltar