Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
É bem provável que você já deve ter ouvido falar em intralogística. Com o avanço da automação dentro das fábricas, os gestores entenderam que os processos internos são cruciais para o bom funcionamento da empresa.
No entanto, ainda tem muita gente que não entende o significado desse conceito. Logo, se perguntam se realmente vale a pena investir em um projeto de intralogística. Será que o valor compensa ou é mais uma moda passageira?
O que é intralogística?
Para compreender o verdadeiro impacto da intralogística, é preciso entender o que esse conceito engloba.
Dentro do armazém, a intralogística ou "logística in house" é responsável por repensar os fluxos operacionais. Essa atividade controla todo o fluxo de armazenagem de materiais, desde sua administração até a expedição.
Assim, o objetivo é otimizar, integrar, automatizar e gerenciar o fluxo logístico de bens materiais e informações dentro de um modelo de operação de uma empresa, garantindo uma entrega mais eficiente.
Benefícios da intralogística
Ao entender a importância da intralogística, o gestor garante uma série de vantagens para a sua empresa. As mais chamativas são a redução do custo e maior satisfação do cliente.
Também podemos citar:
- Aumento da produtividade,
- Otimização da cadeia de suprimentos,
- Rápida correção de falhas,
- Melhora na infraestrutura,
- Aumento do diferencial competitivo,
- Otimização de gastos.
Intralogística: investimento revertido em lucro
Com as vantagens descritas acima, é fácil entender por que cada vez mais empresas estão apostando na intralogística. É o caso de gigantes como Amazon, 3M, Mercedes-Benz e Nike — todas elas apostaram na "logística in house" para melhorar sua produtividade e qualidade dos serviços.
Por isso, queremos reforçar que investir em um projeto de intralogística não é caro. É apostar em uma entrega mais eficaz e de qualidade, que vai retornar no formato de resultados mais impressionantes.
Afinal, estamos falando de todos os processos que envolvem a movimentação e armazenagem dos produtos. Com o investimento na intralogística, você garante o funcionamento desses fluxos operacionais com mais automação e desempenho.
Tudo isso requer investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra. Mas lembre-se: isso não é "gasto", pois em pouco tempo, o gestor verá o retorno dessa aplicação. Ao focar parte dos esforços empresariais na intralogística, todo mundo ganha.
Essa atividade gera menos desperdício de materiais, além de maior flexibilidade operacional, produtividade e utilização inteligente dos espaços disponíveis. Consequentemente, a logística in house reflete redução de custos e agilidade nos processos da cadeia de suprimentos desde seu início até a entrega do produto ao cliente final.
Ainda possui dúvidas se vale a pena investir em um projeto de intralogística? Não tem problema! A Bertolini está aqui para te ajudar a tomar essa decisão.
A empresa está no mercado desde 1984 e entende que não é simples escolher um fornecedor ou serviço que se adeque ao que o seu negócio precisa. Por isso, criamos o serviço de consultoria da Bertolini.
Analisando o seu negócio em visão 360º, a empresa traz sua expertise de mais de 35 anos de história para buscar as soluções que você precisa. Clique aqui e saiba mais sobre esse serviço.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.