Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
Você já ouviu falar da 4ª Revolução Industrial? Também conhecida como Indústria 4.0, esse conceito diz respeito ao avanço das tecnologias e processos que estão mudando nossos meios de consumo e produção.
Seu modus operandi é bem simples, uma vez que se aproveita das novas ferramentas para diminuir e até mesmo eliminar processos desnecessários e custosos.
Essa tendência é, sem dúvidas, algo que podemos apontar como futuro da armazenagem. Porém, mesmo com o mercado caminhando nesta direção, há muitos gestores que ainda não se atualizaram nas tendências de armazenagem. Isso é muito preocupante, pois a falta desse tipo de conhecimento pode fazer com que o seu negócio fique obsoleto e perca clientes para a concorrência.
Por isso, este artigo foca em como melhorar a logística no Brasil. Além de abordarmos as mudanças provocadas pela Indústria 4.0, trouxemos algumas tendências que vieram para ficar e abalar o mercado.
Indústria 4.0: o futuro já chegou
Antes de tudo, é necessário termos um pouco de contexto histórico — ou seja, saber quais foram os fatores cruciais que nos levaram até o cenário atual. Depois das duas Revoluções Industriais, marcadas, respectivamente, pelo uso da energia mecânica e pela eletrificação das fábricas, a tecnologia adentrou nas empresas.
A 3ª Revolução Industrial foi o pontapé inicial, ganhando destaque ao trazer para o espaço fabril fatores como a robótica, amplo acesso à Internet e automatização de tarefas até então manuais. Foi graças a esses avanços que os cientistas puderam trabalhar na próxima fase: inovações ainda mais ousadas, com a criação de tecnologias que unem os mundos físico, digital e biológico.
Surge, então, a Indústria 4.0, marcada pela estocagem inteligente. Isso gerou outro conceito, o de Logística 4.0, baseado nos mesmos princípios de uma produção auto-otimizada e auto-organizada. Dessa forma, podemos apontar como futuro da armazenagem o vasto uso da Internet das Coisas (IoT do inglês, Internet of Things), que se refere à conexão de objetos cotidianos com o digital, além do cloud computing, “centros de dados” disponíveis pelos sistemas de armazenamento dos computadores.
Dessa forma, entendemos que as inovações tecnológicas em operações logísticas são baseadas no uso de novas ferramentas com o objetivo de:
reduzir o estoque;
aumentar a competitividade do negócio;
melhorar os prazos de entrega;
adicionar valor ao produto;
reduzir perdas e avarias;
racionalizar o uso de recursos.
Inovações tecnológicas em operações logísticas: conheça as tendências do mercado
Entender o passado é essencial para nos prepararmos para o que vem por aí. Aqueles que querem saber como melhorar a logística no Brasil precisam sempre estar atentos às tendências do mercado, que muitas vezes demoram a chegar no país. Logo, procurar se atualizar é muito mais do que um capricho — pode colocar o seu negócio à frente da concorrência e fazer sua empresa ganhar destaque no segmento em que atua.
Pensando nisso, separamos algumas das principais mudanças que irão abalar o mercado dos sistemas de armazenagem.
Cultura baseada em dados
Essa não é uma tendência exclusiva das fábricas ou centros de distribuição: todas as empresas precisam repensar a forma como utilizam dados na hora de tomar decisões. Está cada vez mais óbvio que o pensamento empírico não tem mais espaço, e aqueles gestores que insistirem nisso estão fadados ao ostracismo.
Hoje em dia, podemos apontar como futuro da armazenagem a coleta e o uso de dados. Essa prática precisa estar no DNA da empresa e seria ainda mais benéfico se a coleta fosse automática para evitar erros na operação.
Afinal, muitas falhas nos processos poderiam ser evitadas se houvesse comunicação entre as áreas envolvidas. Isso só é possível em uma empresa que leva a cultura de dados a sério, então reforce essa importância com todos os colaboradores. Lembre-se: o exemplo começa de cima.
Uso inteligente do espaço de armazenagem
Quando falamos em como melhorar a logística no Brasil, muitas vezes pensamos em inovações tecnológicas. Como vimos nos tópicos anteriores, não há como negar sua importância no futuro da armazenagem, mas nem toda mudança é baseada no uso de softwares.
É o caso dos espaços dedicados à estocagem, que precisam ser repensados. Inclusive, esse é um excelente ponto de partida para as empresas que não possuem condições financeiras para investir em tecnologias. Repensar o modo como os itens são estocados já faz uma grande diferença.
Essa é uma das principais mudanças vistas no setor. Antes, as empresas mantinham grandes armazéns para estar sempre à disposição. Como consequência, registravam prejuízos referentes aos prazos de validade e fatores externos. Atualmente, a preocupação está em criar um processo mais inteligente, com o uso de soluções que permitam a verticalização do espaço.
Machine Learning
Também podemos apontar como futuro da armazenagem o uso cada vez mais frequente do machine learning. Esse conceito é associado à Inteligência Artificial (IA), pois é uma forma de análise de dados que orienta os computadores a aprenderem por conta própria. Assim, aprimoram seu desempenho diante de problemas com a mínima interferência humana possível.
Dentro dos sistemas de armazenagem, estes algoritmos permitem a estocagem inteligente ao oferecerem recursos de previsão, que acabam provocando alterações no fluxo de operações. O machine learning também auxilia na estimativa de recursos necessários, pois pode prever quantos operadores são necessários para lidar com os picos de atividade por exemplo, além de calcular quais e quantos serão os recursos adicionais necessários para aumentar o desempenho do negócio.
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.
Mais conteúdos
Inventário cíclico: entenda as vantagens desse sistema
2023-02-13
Bertolini Armazenagem entrega projetos para o MG4: novo complexo da Rede Globo
2019-12-02
Bertolini Armazenagem conclui obra de ampliação de sistema em parque fabril em Minas Gerais
2019-05-30
Endereçamento de estoque: quais os métodos mais utilizados?
2023-02-09