Blog

Conheça o carro satélite, ele pode ser fundamental para otimizar suas operações de armazenagem!

11 de fevereiro de 2020
Desenvolvido para empresas que buscam por inovação em seus armazéns de baixa a média rotatividade de produtos volumosos e cargas pesadas.
O que é o Sistema Carro Satélite?
O sistema Carro Satélite é uma ferramenta de logística que opera no armazenamento automatizado de paletes para múltiplas profundidades através de inteligentes procedimentos. 
 
Por se tratar de uma solução totalmente automatizada, este sistema alimenta e/ou retira mercadorias por meio de um processo chamado de AS/RS – Automated Sotorage / Retrieval System.
 
Onde o carro automático movimenta os paletes na estrutura, colocando ou retirando estes conforme informações que recebe do operador de empilhadeira ou do WMS, visto que possibilita a integração com este tipo de sistema.
 
Sendo uma excelente alternativa de inserção aos sistemas convencionais de armazenagens como: Drive-In, Dinâmico e Push Back.
 
Qual a sua forma de operação?  
A operação do sistema Carro Satélite se dá de forma automatizada, ou seja, logo após o operador deixar o Carro Satélite na rua em que deseja retirar ou colocar algum palete, recebe informações através de um controle remoto, painel de controle na empilhadeira ou via sistema WMS.
 
Os paletes são colocados sobre o Carro Satélite com o auxílio de guias fixados na estrutura, sendo essa, a máxima interação do operador de empilhadeira com a estrutura.
 
Quando o operador finaliza essa operação, o palete sobre o Carro Satélite é, então, levado até a posição disponível, sempre respeitando os espaços livres entre os paletes, mesmo que estes tenham a carga com dimensões que exceda o palete.
 
Após ter deixado o palete, o Carro retorna à posição inicial enquanto a empilhadeira traz o próximo palete a ser armazenado, gerando uma economia tanto em tempo, como em gastos com movimentação.
 
Onde este sistema tem sua aplicação?
O sistema Carro Satélite tem a sua aplicação indicada para empresas que operam com alta densidade de armazenamento, bem como para empresas que necessitam armazenar produtos que possuem período de sazonalidade, ou ainda, empresas que tem suas funções baseadas em pulmões de estoque, como as indústrias.
 
Outras aplicações que o Carro Satélite pode atuar e, que são muito importantes para o mercado, são as que demandam a troca de temperatura, como as áreas de resfriados e congelados e áreas de preparação de pedidos para embarque.
 
A utilização do Carro Satélite dentro do contexto dessas empresas, permite a otimização do espaço disponível, com redução da área ocupada ou ampliação da capacidade de armazenamento.
 
Além disso, estes ganhos, compartilhados por todos os tipos de armazenamento que operam em bloco, assumem características particulares que se beneficiam de diferentes níveis de automações possíveis do Carro Satélite.
 
Conheça as vantagens que este sistema promove.
Este tipo de equipamento permite alta densidade de armazenagem, alto aproveitamento da área disponível, possibilidade de aplicação dos princípios de armazenagem FIFO e LIFO, permite armazenamento em áreas secas ou resfriadas.
 
Além disso, é possível ainda que, cada rua seja acessível de forma individual, aumentando assim a seletividade se comparado com outros sistemas blocados, além de reduzir o tempo de manobra das empilhadeiras.
 
Conheça outras vantagens que este sistema oferece, como:
 
Otimização da movimentação de mercadorias
Equipado com baterias de alto desempenho, fornece qualidade a operação via controle remoto. Seu uso é rápido e silencioso, possibilitando automação total da estrutura.
 
Excelente utilização do espaço disponível
O Sistema Carro Satélite Bertoli, possibilita uma alta densidade de armazenamento com múltiplas profundidades dos canais, o que beneficia a utilização do espaço disponível em que opera.
 
Inserção aos processos mais utilizados
O sistema de carga e descarga automático (AS/RS – Automated Sotorage / Retrieval System) com Carro Satélite é uma excelente alternativa de inserção aos sistemas convencionais de armazenagens como: Drive-In, Dinâmico e Push Back.
 
Sistema Carro Satélite Bertolini
Desenvolvido pela Bertolini Sistemas de Armazenagem, o sistema Carro Satélite oferece um alto grau de utilização do espaço disponível e redução do tempo utilizado na movimentação de mercadorias, o que reduz os custos operacionais da empresa.
 
Em relação aos processos, possibilita uma alta densidade de armazenamento com múltiplas profundidades. O sistema de carga e descarga automático (AS/RS – Automated Sotorage / Retrieval System) com Carro Satélite Bertolini é uma excelente alternativa de inserção aos sistemas convencionais de armazenagens como: Drive-In, Dinâmico e Push Back.
 
Além disso, este sistema é equipado com baterias de alto desempenho, controle remoto e possibilita a integração com sistemas de gerenciamento WMS.
 
Oferecendo um alto grau de utilização do espaço disponível nos processos de armazenagem, é composto por carros automáticos que deslocam os paletes sobre a estrutura, o Carro Satélite Bertolini oferece um grau intermediário de automação e permite operações rápidas e fáceis.
 
Em operações de distribuição onde é necessário realizar o Picking – montagem dos pedidos personalizados para cada cliente, o Carro Satélite Bertolini mescla a densidade de armazenamento, à possibilidade do FIFO e uma área específica de acesso rápido aos produtos para a realização da tarefa.
 
Para empresas que buscam por inovação em seus armazéns de baixa a média rotatividade de produtos volumosos e cargas pesadas, este sistema é a solução perfeita.
Voltar