Sucesso!
Recebemos seu E-mail! Aguarde nosso retorno.Erro
Preencha o formulário corretamente!
Muitas vezes entendemos que a limpeza de armazém é apenas uma questão estética. Mas ela é muito mais do que isso. Um ambiente limpo oferece maior segurança, pois minimiza o risco de acidentes e evita a transmissão de doenças contagiosas.
No entanto, ainda que os gestores entendam a importância da higienização do armazém logístico, muitos não sabem como fazer isso adequadamente. Por isso, separamos algumas dicas de como organizar um armazém logístico usando a limpeza como fator principal.
Boa leitura!
Como higienizar o seu armazém logístico
Sem dúvidas, um dos principais obstáculos da limpeza de armazém é encontrar o momento certo. Ou seja: fazer a higienização do local sem comprometer a rotina da operação logística. Por isso, o ideal é que a equipe de limpeza respeite os turnos da equipe logística e priorize as áreas que não estão sendo utilizadas naquele momento.
Na hora de promover a segurança em armazéns logísticos, não basta apenas investir na higienização do espaço. É preciso ter campanhas contínuas que reforcem entre os colaboradores a importância de lavar as mãos, usar os equipamentos certos e respeitar as normas de segurança. Desta forma, dividimos nossas dicas em duas etapas:
Higienizar o armazém é deixar seu espaço mais seguro. Clique aqui e confira outras dicas de como evitar acidentes na sua empresa!
1. Limpeza de armazém: como higienizar o espaço
Muitos centros de distribuição ou armazéns contratam empresas terceirizadas para realizar esse trabalho. É fácil entender o porquê: resíduos de embalagens, de papel e marcas de pneu de veículos podem ser removidos com muito mais facilidade com máquinas do que com o esforço humano.
Seja como for, é preciso ter soluções de armazenagem que facilitem a limpeza de armazém e contribuam para a segurança no local. Isso inclui produtos estáveis e de fácil montagem e desmontagem, bem como a locomoção dentro do espaço.
Porém, a limpeza de armazém não é uma questão apenas de remover sujeiras ou varrer o chão. Os gestores também precisam lembrar de fazer a dedetização do espaço, evitando o surgimento de pragas que poderiam danificar os itens armazenados.
2. Limpeza de armazém: como promover boas práticas entre os colaboradores
Vamos pegar como exemplo a pandemia da Covid-19, que fez com que armazéns e fábricas do mundo todo repensassem a distribuição organizacional. Nem a gigante Amazon escapou e, depois de diversas acusações de falta de cuidado com seus funcionários, criou uma tecnologia para promover o distanciamento social nos depósitos.
O lado positivo é que você não precisa de tanto para promover boas práticas entre os colaboradores. A equipe de Recursos Humanos deve investir em campanhas para relembrar a todos de lavarem as mãos sempre que possível e manter uma distância entre os outros colaboradores. Itens como álcool-gel, luvas e máscaras devem ser disponibilizados não só em época de crise: eles contribuem para manter a limpeza de armazém em dia!
Além de potencializar os resultados da operação logística, os sistemas de armazenagem desenvolvidos pela Bertolini são fáceis de limpar. Isso acontece porque cada item de aço passa pelo processo de tratamento superficial nanocerâmico antes de serem pintadas com a tinta híbrida (epóxi-poliéster), composição na qual o poliéster oferece resistência química, e o epóxi, ótimo contra intemperismo natural (raios solares), entre outros benefícios.
A Bertolini entende que planejar a melhor solução envolve também pensar na questão da limpeza e organização. Para saber mais sobre como organizar um armazém logístico, entre em contato com nosso time de especialistas.
A equipe técnica avalia as necessidades de cada cliente e recomenda soluções de acordo com a situação apresentada. Afinal, não é simplesmente armazenar, é sobre como armazenar!
Gostou do nosso conteúdo?
Se você achou este conteúdo útil, continue navegando pelo blog da Bertolini e conheça muito mais sobre sistemas de armazenagem e processos logísticos que vão ajudar a sua empresa.