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De acordo com o Ministério Público do Trabalho, o Brasil é o 4º no ranking mundial de registros de acidentes de trabalho
O Brasil é o 4º colocado em números de acidentes de trabalho em todo o mundo, segundo o Ministério da Saúde. São sete trabalhadores acidentados por dia, o que representa R$ 70 bilhões de gastos com tratamento de saúde. Desde 2012, foram mais de 700 milhões de dias de trabalhos perdidos por conta de ocorrências.
Com esses dados em mente, é fácil entender a importância da segurança em armazéns logísticos. Sem ela, os gestores expõem os colaboradores a riscos que podem ser fatais — sem contar o aspecto financeiro. Ignorar a segurança na armazenagem de materiais e produtos impacta diretamente pode provocar:
● Necessidade de novas contratações;
● Afastamento de trabalhadores;
● Interdição do ambiente.
Este é um cenário que nenhum empreendimento quer, correto? O lado positivo é que existem alguns passos simples, porém necessários, que ajudam a minimizar os riscos de acidente dentro do local de trabalho.
Neste artigo, separamos algumas dicas de como prevenir acidentes de trabalho. Confira!
Avalie os riscos
O primeiro passo para garantir a segurança em armazéns é prevenir que os acidentes aconteçam. Parece algo óbvio, mas infelizmente muitas empresas ignoram esse passo importante até o momento em que alguém se machuca.
A prevenção acontece em cinco passos:
Identificar os possíveis riscos dos trabalhadores expostos;
Avaliar e atribuir prioridades aos riscos;
Planejar as medidas preventivas necessárias;
Adotar tais medidas;
Acompanhar e revisar os processos.
Fornecer aos seus trabalhadores instalações totalmente seguras está na lei e existe todo um conjunto de normas reguladoras sobre a segurança e saúde do trabalho. O não cumprimento das disposições acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente.
Existem normas de sinalização nos armazéns que ajudam a reduzir acidentes. Clique aqui e saiba mais!
Dê voz para a CIPA
De acordo com o art. 163 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), toda empresa com mais de 50 funcionários é obrigada a ter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. O órgão, também conhecido como CIPA, deve prevenir acidentes e doenças decorrentes do trabalho, compactuar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do colaborador.
Os voluntários são responsáveis por fiscalizar as condições de trabalho, analisar os riscos, e realizar inspeções de segurança. Basicamente, tudo o que é necessário para garantir que o trabalho de prevenção seja feito da maneira correta.
Ou seja, a CIPA é essencial para a segurança em armazéns. Porém, muitas vezes essa Comissão é formada apenas para que a empresa não seja multada. Os gestores precisam estimular que os funcionários participem da organização, para que a mesma tenha uma voz ativa dentro da empresa.
Escolha com atenção os sistemas de armazenagem
Saiba que os fornecedores exercem um papel de sócios estratégicos para o seu negócio. Isso inclui a responsabilidade deles na segurança em armazéns, principalmente aqueles que fornecem soluções para estocagem.
É muito importante que você contrate uma empresa comprometida com o bem-estar dos seus funcionários, além do fornecimento de boas soluções de armazenagem. Os produtos precisam ter passado por rigorosos testes de segurança, pois esta é uma das maneiras de prevenir acidentes de trabalho.
Enquanto não podemos negar a necessidade de contratar uma estrutura de qualidade, entendemos que esse não é o único passo para garantir a segurança em armazéns. Os gestores precisam incluir em sua rotina uma frequência e metodologia de avaliação da estrutura em função das avarias causadas pelas operações.
A Bertolini Sistemas de Armazenagem está há mais de 30 anos no mercado e hoje é referência na América do Sul em seu segmento. Essa trajetória de sucesso só foi possível graças ao investimento constante em capacitação e em tecnologia de ponta para produzir as soluções mais eficazes e seguras.
O seu portfólio também abrange inspeções de segurança a fim de manter o padrão de qualidade. Os profissionais treinados realizam o levantamento das medidas e situação das estruturas, apontamento de componentes estruturais defeituosos para substituição, avaliação das condições de piso e levantamento das possíveis causas dos danos estruturais.
Dessa forma, a inspeção técnica de Bertolini é fundamental para garantir a segurança em armazéns. Assim, agrega valor para toda a companhia e prolonga a vida útil dos instrumentos escolhidos.
Saiba como limpar os armazéns
Muitos dos acidentes que prejudicam a segurança em armazéns dizem respeito à falta de arrumação e limpeza do local. Para minimizar os riscos, todos os colaboradores precisam ser treinados para manter os itens nos locais corretos, além de evitar o uso de materiais inflamáveis, óleos ou outros líquidos tóxicos.
Ainda no quesito de soluções de estocagem, não podemos deixar de mencionar algumas práticas que ajudam a prevenir acidentes de trabalho. A primeira delas é que os materiais estocados precisam ser organizados de forma que não prejudiquem a iluminação ou o trânsito de pessoas e equipamentos.
Implemente a sinalização de segurança
A Norma Regulamentadora 5 (NR 5), diz respeito à sinalização, outro fator de extrema importância para a segurança em armazéns. O documento oficial do Ministério do Trabalho afirma que a empresa deve adotar cores para indicar e advertir sobre os perigos existentes. No entanto, é necessário reforçar que o cumprimento desta norma não exclui o emprego de outras formas de prevenir acidentes de trabalho.
As sinalizações através de cores e símbolos devem indicar:
Áreas de equipamentos e tubulações, além de advertir para os riscos;
Saídas de emergência e extintores de incêndio;
O uso de equipamentos obrigatórios para aquela área da empresa;
Faixa de pedestres em áreas em que a livre circulação não é segura.
Outra forma eficaz de evitar acidentes é fazer a inspeção de segurança no armazém. Clique aqui e baixe o material gratuito sobre o tema!
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