Success!

We have received your email! Wait for our return.

Error

O esquema de paletização é considerado por engenheiros e operadores o mais eficiente para os sistemas de armazenagem, garantindo praticidade e segurança para as mais diversas aplicações. Ele pode ser usado em depósitos, almoxarifados e portos, o sistema otimiza a logística, desde que aplicado de forma correta de acordo com cada demanda. 


Neste artigo, vamos conhecer os diferentes tipos de paletes e indicar quais são os melhores para cada operação. Boa leitura!


Conheça os diferentes tipos de paletes!



O palete é um estrado ou plataforma produzida em madeira, plástico ou metal com a finalidade de organizar o armazenamento de produtos e facilitar seu deslocamento e transporte. O mercado brasileiro utiliza o padrão conhecido como palete PBR, cujas características principais são regidas pela norma NBR 9192 - Paletes de Madeira.
 
Foi este palete que originou outras variantes, como as versões em plástico e em aço (metálicos). Algumas características são compartilhadas, como as dimensões (1000 x 1200mm) e a forma de uso nas estruturas. Os paletes de madeira são os mais comuns, por sua facilidade de fabricação e resistência. Já os plásticos e metálicos ocupam nichos mais específicos.


 

Paletes de madeira



São os mais encontrados e usados em operações para organizar e transportar itens e caixas. Esses tipos de paletes são fabricados em madeira de eucalipto ou pinho, podendo ser feitos e distribuídos em praticamente qualquer centro urbano.
 

Paletes plásticos



São muito comuns na indústria alimentícia, por permitirem ser lavados e desinfectados com mais facilidade. Estas mesmas características permitem sua utilização em indústrias onde a matéria-prima necessita de um grau elevado de pureza.
 


Paletes metálicos



Já os paletes metálicos permitem muita versatilidade de utilização, pela resistência superior e facilidade de ser fabricado em formatos especiais. Muito comum é a sua utilização com acessórios como laterais e suportes para apoio da carga.
 


Palete descartável



Há ainda o palete descartável, também conhecido como Palete One Way. São tipos de paletes menos resistentes, mas fortes o suficiente para enviar produtos que não precisam retornar. Nestes casos, não há reutilização do sistema. 
 
Este tipo de operação inclui o custo do palete, mais barato que os tradicionais, no custo do produto. Ao mesmo tempo, dispensa o frete de retorno dos paletes, conhecido como logística reversa.


 


 

Mercado de paletes



As operações de distribuição e armazenagem de praticamente 100% dos supermercados no Brasil ocorrem através do uso de paletes, assim como diversas outras indústrias. Desta forma, o mercado de paletes encontra alta demanda por paletes de todos os tipos. 
 
O padrão de palete de 1200 x 1000mm, utilizado no Brasil, é amplamente difundido a nível mundial. Ele é, inclusive, indicado pelo Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU). Na Europa é também muito comum o uso Europallet, com 800 x 1200mm.

Conhecer os tipos de paletes é crucial para saber quando usar cada um deles. Na dúvida, entre em contato com a Bertolini! Temos as melhores soluções para a sua empresa: clique aqui e confira 4 soluções de automação que comprovam isso.

Did you like our content?
If you find this content useful, keep navigating through Bertolini's blog and get to know much more about storage systems and logistical processes that will be of great use to yout company.
Back