Success!

We have received your email! Wait for our return.

Error

Organização é fundamental em um ambiente de trabalho, pois garante que as tarefas ocorram de maneira eficiente e sem contratempos. Para os segmentos de armazenamento e movimentação de estoques,  é justamente através da organização que se tem maior aproveitamento de espaço, segurança e produtividade. 


Neste artigo, vamos abordar a importância do layout de estoque, ou layout de armazém. A seguir, você também confere como um bom planejamento ajuda a aprimorar os resultados logísticos. 


Crie a melhor estratégia



Quando uma indústria se depara com o desafio de armazenar sua matéria-prima para depois usá-la na operação, é preciso pensar em uma série de estratégias. Por exemplo, como guardar corretamente o material, forma de movimentação e frequência com que se deve movimentá-lo.


É exatamente nesse ponto em que entra o layout de estoque. Ele compreende a distribuição espacial dos itens armazenados, sendo diretamente afetado pelo tipo de equipamento de movimentação e pela estrutura de armazenagem adotada.
 
O layout de estoque é indispensável para qualquer empresa, independente do setor em que atua. Fábricas de alimentos e de itens de consumo, grandes distribuidores de peças e eletrodomésticos… Enfim, toda empresa que se preocupa com a otimização do layout de seus armazéns adota estratégias no sentido de minimizar os custos com armazenagem e movimentação de materiais.
 

Um layout de armazém bem planejado e organizado traz os seguintes benefícios para a empresa:


-Redução do tempo necessário para localização e movimentação do estoque;

-Economia de tempo na busca de matéria-prima para fabricação de um produto ou no momento da expedição dos produtos prontos;

 -Fácil deslocamento de empilhadeiras;

-Prevenção de acidentes com seus operadores e demais profissionais do setor.
 

Analise os itens disponíveis


A análise dos itens com maior movimento e daqueles com maior lucro indicam o que deve ser posicionado e onde. O objetivo é ter menores impedimentos em relação à localização e movimentação desses produtos. Nessas horas, também é preciso escolher bem os sistemas de armazenagem.


Estoques que necessitam da flexibilidade e acesso imediato a qualquer um de seus itens podem utilizar estruturas do tipo Porta Palete. Já operações de estocagem de produtos com validade encontram facilidade de operação e controle com estruturas do tipo Dinâmico. Por último, produtos armazenados em grandes quantidades, em câmaras frias, por exemplo, encontram ampla utilização de estruturas do tipo Drive In.
 


Soluções Bertolini para o layout de estoque



A Bertolini Sistemas de Armazenagem oferece uma gama completa de soluções de armazenagem, desde o Porta Palete, até estruturas automatizadas como Transelevadores e Linhas de Separação de Pedidos. 


Além disso, a empresa oferece o Serviço de Inspeções, que busca avaliar a integridade das estruturas de acordo com as normas vigentes, sugerindo ações de reparo e/ou substituição.


Esse é apenas um passo para quem quer aprimorar os setores de estoque e armazenagem. Aqui, você confere 5 dicas que vão te ajudar a organizar melhor seu espaço e ter os melhores resultados.
 
 
Leia também:

Entenda como o layout do seu armazém pode promover bons resultados

Did you like our content?
If you find this content useful, keep navigating through Bertolini's blog and get to know much more about storage systems and logistical processes that will be of great use to yout company.
voltar