Suporte

Trabalhe conosco

Contatos

Entre em contato conosco para mais informações.
+55 (54) 2102.4991

Administração e Vendas (RS)

Rua Francisco Luiz Bertolini nº 235, Conceição
Bento Gonçalves (RS) CEP 95701-118
Ver no mapa
+55 (54) 2102.4991

Fábrica Colatina (ES)

Rodovia BR-259,s/n - Km 51 Bloco II, Santa Helena
Colatina (ES) CEP 29705-760
Ver no mapa
+55 (27) 2101.5500

FAQ

Perguntas frequentes
O que são sistemas de armazenagem?

Sistemas de armazenagem são estruturas que possuem a função de organizar as matérias-primas e/ou produtos acabados em um armazém. Também são utilizados para verticalizar estoques, possibilitando o aumento da área de estocagem. A operação destes sistemas pode ser feita através de equipamentos de movimentação ou até mesmo manualmente, dependendo das particularidades de cada operação.

Quando Armazenar Produtos?

As soluções de armazenagem permitem manter matérias-primas e suprimentos, assim como produtos em processamento ou finalizados, fora da cadeia de suprimentos, até o momento em que são necessários.

Em geral, existem três tipos de armazenagem: armazenagem de suprimentos, pulmão de armazenagem e armazenamento para distribuição.

O que é pulmão de armazenagem?

Armazenamento de matérias-primas, suprimentos, produtos em processamento ou produtos acabados durante um curto período de tempo.

O que é fluxo de materiais?

Trata de toda movimentação, manual ou automatizada de bens e produtos relacionados à sua aquisição, produção e distribuição. Se o fluxo de algum material se conecta a mais participantes, uma cadeia de suprimentos é criada (supply chain). Esta cadeia de suprimentos deve ser gerida de forma a gerar valor ao cliente.

Melhorias no armazenamento/fluxo de materiais levam a: diminuição de custos, agilidade no envio de materiais, redução do consumo de energia, diminuição de danos ao produto, melhores condições de trabalho, redução dos danos ao meio ambiente.

Como planejar um armazém?

Deve levar em consideração diversos fatores, como a utilização planejada para a área de armazenagem, as rotas de fluxo de materiais/empilhadeiras, utilização inteligente dos espaços e estações de trabalho eficientes. Em um planejamento eficiente, o layout sempre leva em consideração futuras modificações, ampliações de demanda e área construída. Alguns exemplos de critérios que auxiliam na escolha do tipo de estrutura são a gama de produtos armazenados e a frequência de giro de estoque.

O que é gama de produtos?

Produtos armazenados podem ser classificados em três categorias: A, B e C. Produtos do tipo A tem a maior frequência de giro do estoque. Produtos do tipo C tem a menor frequência de giro do estoque. Isto indica que todos os itens devem ser armazenados de forma a permitir o acesso eficiente a qualquer momento, de acordo com a sua frequência de picking.

O que é giro de estoque?

A frequência de giro do estoque representa a proporção entre a quantidade de itens armazenados e o número de itens demandados. Esta relação indica quantas vezes a demanda por um item pode ser suprida, de acordo com o estoque atual. A quantidade a ser armazenada é calculada a partir da demanda de itens e de um estoque de segurança.

O que é Palete PBR?

O palete PBR, ou Palete Brasileiro, é definido por uma série de critérios estabelecidos pela Associação Brasileira de Supermercados, a ABRAS, para tornar o produto mais seguro, prático e sustentável para a cadeia de abastecimento.

Alguns dos critérios que regulamentam este modelo de palete é serem em madeira, com dimensões de 1000 x 1200 mm. Maiores informações podem ser localizadas junto ao órgão regulamentador.

Quais são os principais produtos da Bertolini Sistemas de Armazenagem?

A Bertolini Sistemas de Armazenagem é referência no fornecimento de soluções para o segmento, pois possui produtos de qualidade superior. Seus principais produtos são Autoportante, Bases Móveis, Cantilever, Carro Satélite, Sistema Dinâmico, Estanteria, Flow Rack, Mezanino, Porta Paletes, Drive in, Push Back, Transelevador, entre outros.

Os produtos da Bertolini são indicados para o armazenamento de quais tipos de produtos?

Os produtos Bertolini Sistemas de Armazenagem são amplamente conhecidos por sua qualidade, versatilidade e capacidade de atender aos mais distintos segmentos, entre eles: câmaras frias, centros logísticos, almoxerifados, autopeças, centros de distribuição, armazéns, grandes estoques, pulmoões de produção, armazéns de produtos perecíveis, indústrias, varejistas e muito mais.

 
Qual o sistema de armazenagem mais indicado para minha operação?

Alguns critérios básicos, como variedade de itens, velocidade de operação e capacidade a ser armazenada, são levados em conta no momento de se desenvolver o melhor projeto para cada cliente. Os profissionais da Bertolini Sistemas de Armazenagem possuem o conhecimento necessário e podem auxiliá-lo com esta solução.

O que é o sistema FIFO?

First In First Out, em português, primeiro a entrar primeiro a sair. Trata-se de uma lógica de armazenagem muito utilizada no estoque de produtos perecíveis. Este modelo traz a possibilidade de retirar da estrutura primeiramente os itens que foram adquiridos ou produzidos antes. A Bertolini Sistemas de Armazenagem fornece sistemas FIFO, como Dinâmico e Drive Through e outros.

O que é o sistema LIFO?

Last In First Out, em português, último a entrar primeiro a sair. Trata-se de uma lógica de armazenagem onde por exemplo, as mercadorias produzidas e armazenadas por último, são as primeiras a serem vendidas e removidas da estrutura. A Bertolini Sistemas de Armazenagem fornece sistemas LIFO, como Drive in e Push Back e outros.

Com que frequência devo proteger minha estrutura?

De acordo com a NBR 15524-2:2007, podem ser estabelecidos os seguintes critérios para execução de inspeções em estruturas de armazenagem:

a) Inspeção diária: Pode ser realizada por equipe interna, treinada, para detectar anomalias facilmente visíveis, como longarinas ou montantes deformados devido a utilização;
b) Inspeção semanal: Pode ser realizada por equipe interna, treinada e deve detectar a verticalidade e retitude da estrutura e todos os elementos do 1° e 2° níveis, com notificação, qualificação e comunicação dos danos;
c) Inspeção mensal: Pode ser realizada por equipe interna, treinada e deve verificar, além da verticalidade da instalação de todos os níveis, aspectos gerais de ordem e limpeza com notificação, qualificação e comunicação dos danos. Nestes casos a Bertolini Sistemas de Armazenagem poderá dar suporte, entre em contato;
d) Inspeção anual: realizada por pessoal técnico do usuário ou do fabricante, deve verificar todos os itens acima com notificação, qualificação e comunicação dos danos;
e) Inspeção extraordinária: realizada quando ocorrer qualquer evento que comprometa a integridade da estrutura.

Em qualquer destes casos, a Bertolini Sistemas de armazenagem poderá auxilia-lo. Contate-nos e saiba mais sobre os planos de inspeção oferecidos por nós.

Como proteger minha estrutura contra acidentes?

A Bertolini Sistemas de Armazenagem possui uma completa linha de itens de segurança que são oferecidos junto aos produtos, como protetores de coluna, protetores de montante, trilho-guia, guia de palete, stop de palete, etc.

Posso alterar a configuração da minha estrutura?

Cada projeto elaborado pela Bertolini passa por uma criteriosa análise de nossa equipe de engenharia, por isso, para qualquer alteração nossa equipe deverá ser consultada. Este procedimento garantirá a instrução correta e segura de como proceder no momento da alteração.

Manuais do usuário

Faça downlod de nossos manuais do usuário
Fale com a BERTOLINI
Manuais do usuário
Bertolini Sistemas de Armazenagem
Download