Case - Tondo | Orquídea

Uma das maiores empresas em fabricação de biscoitos e misturas de bolos e panificação, a Tondo S/A – Orquídea, tem sua história marcada há mais de 60 anos, por premiações e certificados que foram fundamentais para ser o que é hoje.
 
Além das unidades fabris nas cidades de Bento Gonçalves e Caxias do Sul, possui centros de Distribuição em Garibaldi (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis e Itajaí (SC), Curitiba (PR) e São Caetano do Sul (SP).
 
Tem como característica, ser uma das maiores empresas com alta capacidade de moagem em trigo na região Sul do Brasil, produzindo cerca de 36 mil toneladas por mês. Além disso, dispõe de um moderno pastifício, que consolidou a marca Orquídea entre o varejo e o consumidor final, com eficiência para produzir 6.500 toneladas mensais de massa.
 
A moderna fábrica produz 1.800 toneladas de biscoito por mês, entre os sabores doces e salgados, wafers, recheados, sortidos e cookies.
 
Para o armazenamento de produto acabado, a Bertolini projetou um prédio Autoportante com Transelevadores e pé direito útil de 33,5 metros, 14 níveis de altura, com medidas de 23,5 x 104 m, oferecendo 11.424 posições com peso paletes 1.200 kgf, prevendo ampliação para mais 7 mil paletes.
 
Em operações de Ciclos Simples são utilizados 130 paletes cheios por hora, e em Ciclos Duplos de 65 paletes vazios por hora, 36.000 paletes por mês.
 
Paletes de 1700 mm de altura, com 5 corredores de Transelevador para dupla profundidade. O armazém suporta a ampliação de mais 2 corredores.
 
O projeto fornecido pela Bertolini Sistemas de Armazenagem garantiu a otimização do tempo, do espaço e dos processos logísticos do cliente Tondo S/A – Orquídea.
Sistemas aplicados
Armazém Autoportante
Transelevador

Fotos do projeto