Case - Interfood

São Paulo - SP

A gigante Interfood Importação, que atua na área de alimentos e bebidas, teve um crescimento bastante acentuado em um curto espaço de tempo e precisou rever os processos logísticos no seu novo Centro de Distribuição em São Paulo. O projeto da Bertolini foi desenvolvido com objetivo de potencializar a capacidade e o desempenho logístico para promover o crescimento da empresa.

A fim de gerar eficiência às operações, as principais características inseridas pela Bertolini, baseiam-se na forma de atuação diária da empresa. Agora, o Centro conta com diversificação em produtos baseados em fatores de recebimento, armazenamento, distribuição e curva ABC. Tendo em vista os fatores volumetria e velocidade operacional, necessários para atingir o melhor custo benefício.

Outro fator importante para o novo Centro de Distribuição Interfood, é que já prevê os elevados ganhos operacionais, resultando em maior volume e giro dimensionados em armazenamento de sistema Dinâmico. Bem como, grande quantidade de produtos, com baixo, médio giro e recebimento (buffer).

Além disso, foram dimensionados para o estoque, estruturas em Drive-in estáticas e para mercadorias de grande giro e alta seletividade, o armazenamento em Porta-pallets estáticos. O projeto moderno e inovador contou com a melhor estratégia inserida para que houvesse o melhor rendimento nos processos logísticos, onde estão envolvidos empilhadeiras e operadores.

No desenvolvimento do projeto, utilizou-se o conceito Pareto, que em média, 80% do faturamento representa 20% de seus produtos comercializados, sendo que esses itens foram dimensionados para estruturas que possibilitam velocidade operacional, atividades a partir do princípio FIFO e aproveitamento de espaço, caracterizando o sistema Dinâmico.

Sistema Dinâmico
Com uma solução personalizada, o novo Centro de Distribuição comporta 1.452 posições pallets, representando 132 endereços (canais) em Sistema Dinâmico.

Sistema Drive-trought
Bem como 931 posições pallets em Sistema Drive-trought, representando 19 ruas sendo cada rua 49 pallets.

Sistema Drive in
Para o Sistema Drive in, são 973 posições pallets, representando 20 endereços com 21 pallets por endereço (família de produtos) e 20 endereços com 28 pallets por endereço (família de produtos).

Porta Paletes
Para os Porta pallets, foram personalizadas 5.588 posições pallets para família de produtos que necessitam maior seletividade.

Entregar produtos de qualidade, que visam o melhor rendimento e custo benefício aos seus clientes, faz parte da rotina da Bertolini Sistemas de Armazenagem.

Sistemas aplicados
Sistema Dinâmico
Sistema Drive in
Porta Paletes

Fotos do projeto